Título Original: Me Before You
Gênero:Drama, Romance
Duração: 110 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Thea Sharrock
Roteiro: Jojo Moyes
Distribuidor: Warner Bros.
Ano: 2016
Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.
Bom Dia Leitores,
Hoje trago minha impressão sobre um filme que esteve em alta no último mês. Estou falando do drama-romance Como eu era antes de você da Jojo Moyes. Consegui ler o livro antes de ver o filme e fazendo uma comparação entre ambos, posso falar que o filme me agradou bastante e acredito que eles foram bem fiéis quanto a história criada pela Jojo.
O filme começa mostrando a vida do rico aventureiro Will e quando ele sofre o trágico acidente de moto que acaba o deixando tetraplégico. Em seguida, somos levados a vida de Louisa Clark, que trabalha em um pequeno café na cidade e acaba sendo demitida. Tendo que ajudar em casa Lou tem que achar outro emprego, porém suas habilidades e experiências são limitadas. Quando aparece uma oportunidade de cuidar de um deficiente Lou decide tentar a sorte, mal ela sabia que essa pessoa é alguém que irá virar sua vida de cabeça para baixo.
Não sei por onde começar a resenha essa linda história, para mim foi perfeito o jeito que eles adaptaram para telona. Os atores foram simplesmente espetaculares. Sam conseguiu transmitir toda agonia de Will e de sua vida, enquanto Emilia me surpreendeu horrores, acostumada a vê-la no seriado Guerra dos Tronos, como alguém corajosa e destemida, foi engraçado ver ela interpretando alguém como Lou, com suas loucuras e gentilezas.
Infelizmente dois personagens que não conseguiram me convencer foi a irmã de Louisa e seu namorado, eu imaginava eles completamente diferentes dos atores e para mim infelizmente faltou um pouco para os dois. Porém, como eles fazem papéis secundários, não foi algo que me afetou muito. Agora, o ator que interpretou o terapeuta de Will, que acabei esquecendo o nome, também foi alguém que para mim ficou perfeito.
O figurino é algo que não posso deixar de comentar também, no livro temos uma ideia do senso de moda da Lou, que é realmente peculiar, e eles conseguiram transcrever isso para o cinema e ver as roupas que ela usa realmente é algo de encher os olhos. Passando do figurino ao cenário, achei lindo aquele castelo, realmente como Jojo descreveu no livro.
Como em toda adaptação algumas cenas foram sim deixadas de lado, porém a maioria e a essência da história foram contadas com primor. Não posso deixar de comentar a cena em que Lou vai fazer a entrevista de emprego e que realmente foi colocada toda em prática, o que me fez dar boas risadas. Algo que vale a pena ver.
Essa história nos faz refletir sobre muitas coisas, principalmente em como levamos nossas vidas, como as vezes nos acomodamos e deixamos ela “passar” sem realmente viver, uma mensagem que achei maravilhosa e que tento colocar em prática todos os dias.
Concluindo, é um ótimo filme, com doses de romance e comédia, que vai te fazer rir e chorar. Altamente recomendado.
CURIOSIDADES
1. O filme é baseado no livro Como Eu Era Antes de Você, de Jojo Moyes, que por sinal, assina o roteiro.
2. Quando o primeiro trailer do longa foi lançado, a vendagem do livro aumentou significativamente. Nos Estados Unidos, a obra saiu da 141ª posição para o 3° lugar dos mais vendidos.
3. No livro, a personagem Lou tem uma tatuagem de abelha. Curiosamente, a atriz Emilia Clarke tem uma abelhinha tatuada no dedo.
4. Emilia Clarke e Charles Dance trabalharam na série Game of Thrones, mas não atuaram juntos.
TRAILER: