terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dose Dupla: Se Eu Ficar de Gayle Forman

ISBN: 9788581635415
Editora: Novo Conceito
Edição: 1
Ano: 2014
Número de Paginas : 224
Gênero: Drama
Classificação:
Onde Comprar:

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...
 
O LIVRO EM UMA FRASE:
 
 
Hoje trago para vocês uma resenha de um livro muito especial, que tem dado o que falar no mundo virtual. Em parceria com a editora Novo Conceito, vou falar hoje sobre o livro Se eu ficar da Gayle Forman.

Primeiro de tudo devo dizer que a editora Novo Conceito apostou forte nessa história, pois antes mesmo de sair o livro, a divulgação era grande e ficou maior ainda depois que foi divulgada a data de lançamento do filme que seria no mês subsquente ao seu lançamento (se não me engano). Como sou fascinada por livros que inspiram filmes, já fiquei interessada "de cara" em conhecer essa história, mas não sabia exatamente sobre o que era ela até o livro chegar. E quando o filme saiu no cinema não teve mais jeito, passei ele na frente de vários para assistir antes ao filme e depois sim ir conhecer a versão cinematográfica do mesmo.


 
Em Se eu ficar conhecemos a história de Mia, uma "violoncelista" apaixonada com um grande talento. Tudo começa em um dia como qualquer outro, onde Mia e sua família estão tomando o café da manhã quando eles escutam a notícia na rádio que as estradas estão bloqueadas por causa da neve, e as aulas foram suspensas.
 
Em comemoração a isso eles decidem fazer uma visita a uma grande amiga da família, porém eles nem podiam imaginar que seria uma visita que nunca iria ocorrer, pois um acidente trágico acontece e Mia acorda em meio a cena mais terrível de toda sua vida, a cena de sua própria morte...mas será que ela realmente morreu??? E porque ela estaria ainda aqui sentindo e acompanhando tudo se isso realmente fosse verdade? Ela não deveria estar no céu ou em alguma outra dimensão qualquer?
 

Talvez a morte realmente tivesse sido mais fácil, porque Mia agora terá que fazer a escolha mais difícil de sua vida: Se eu ficar????
 

Começo dizendo que essa foi uma história muito interessante de se conhecer.Uma coisa que me chamou atenção foi que o livro não possui capítulos, ele é dividido pelas horas do dia, em que acompanhamos a personagem em sua decisão. Uma outra artimanha muito bem usada pela autora foi a mistura entre o passado e o presente, enquanto acompanhamos Mia em sua grande decisão, vemos algumas cenas do presente, onde ela se depara com pessoas que gostam dela e seu próprio corpo tentando se recuperar. Porém, temos várias partes em que somos jogados em suas lembranças, o que faz mais tangível a escolha que ela deve tomar, pois assim conhecemos toda sua história. A escrita da autora é de fácil entendimento sem muitas firulas, porém devo comentar que possui várias frases de impacto que nos fazem pensar em nossa própria vida e como estamos aproveitando ela.
 
 
Os personagens do livro foram bem explorados. Mia é uma adolescente com um grande dom musical, uma familia amorosa, um namorado gatérrimo e uma amiga fiel, uma adolescente normal que vê sua vida mudar de uma forma drástica de uma hora para outra, devo acrescentar que não achei em momento nenhum as atitudes da protagonista forçadas, ela me pareceu muito real do início ao fim. A família de Mia é uma  figura e fiquei com vontade de conhecer eles pessoalmente, a melhor amiga de Mia que agora me esqueci o nome também me agradou muito, gostei muito de todas as atitudes dela e ela conseguiu dar um "ar" de humor para história. Agora o "cara", ele, sim..o galãzinho...Adam...ele não me convenceu no livro. Eu achei a paixão deles superficial demais, tanto que a protagonista ao falar sobre isso não deixa tão claro que é um amor a primeira vista, que morreria por ele, e em contrapartida, o cara deixou muito a desejar, com suas atitudes egoístas e egocêntricas, realmente não me agradou nada.



Em várias passagens do livro me via rindo, e após chorando (ok eu não chorei, mas foram bem emocionantes). Um livro acima de tudo "real", que nos faz pensar o que faríamos se tivessemos em uma situação assim. Porque não é apenas uma escolha de vida ou morte, mas sim o englobamento de tudo que isso vai acarretar para a protagonista. Uma história linda, com recados apaixonantes e uma mensagem emocionante. Com certeza, recomendo.



SOBRE A AUTORA
Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine.
Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010.
 



 

 

Título original: If I Stay       
Lançamento: 4 de setembro de 2014
Duração: 1h46min
Dirigido por: R.J. Cutler
Com: Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Joshua Leonard mais
Gênero: Drama
Distribuidor:WARNER BROS.        
Ano de produção: 2014   
Classificação:     

Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.


O filme em uma frase:
Percebe agora que morrer é fácil. Viver é difícil.

Logo após ler o livro é claro que quis ir ver o filme, e foi na mesma semana que acabei a leitura que decidi ir ao cinema com as amigas: Elis do blog A Magia Real, Greice do blog "Blogando Livros" e Maqueila. Fomos assistir em um sábado de tarde em um shopping aqui da cidade, somente em mulheres.



Primeiro ponto que quero destacar é que esse filme me causou a mesma sensação de "A culpa é das estrelas", enquanto no livro temos a sensação de um cenário mais próximo a vida real, no filme temos algo mais próximo a Hollywood, o que não é de todo o mau, porém que pode deixar os mais críticos chateados.
A adaptação foi bem feita temos as cenas do presente e passado, muito bem exploradas, entre algumas delas comento sobre a cena do acidente que foi fantástica, e aqui deixo um destaque para atriz que conseguiu encarnar muito bem o papel.
 
Ao contrário do livro no filme, consegui entender melhor o amor de Adam e Mia, não compreender mas entender. Aqui temos um enfoque especial também na paixão dela por música, o que achei lindo. E também não posso deixar de comentar uma das cenas mais perfeitas para mim tanto no livro quanto no filme, foi o do avô da Mia com ela no hospital (sim chorei nessa parte), acho que essa cena demonstra realmente o que é o amor, e o que uma pessoa esta disposta a fazer por outra (e não a cena do final tosca do Adam na minha opinião).
 

Os atores conseguiram fazer muito bem o papel, houve uma ótima quimica entre os protagonistas, infelizmente a amiga de Mia imaginava ela de uma forma diferente, porém a família foi muito bem representada.
 
Comento também que algumas cenas foram cortadas do livro, inclusive uma que estava ansiosa para ver, porém talvez ficasse um pouco complicado de fazer ela.
 
Um comentário meio tosco, quando ela sofre o acidente Mia está com uma roupa, porém quando ela acorda fora de seu corpo está com uma roupa totalmente diferente, não entendi direito a moral disso, será que era uma roupa que ela gostava por isso se imaginou assim??? hauhua (viajando...)
 
 
Enfim, foi um bom filme, adorei a trilha sonora, as músicas da banda do Adam foram muito legais, bem como as tocada por Mia, a cenografia também tem suas partes bonitas, e a história em um geral foi preservada. Se gostei do filme...Sim, porém já aviso para quem leu o livro, pode ser um pouco diferente do que você imagina.


 

CURIOSIDADES
1.O filme é baseado no livro homônimo de Gayle Forman.
2. Dakota Fanning (A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2) seria a protagonista, mas acabou desistindo do projeto. Seu lugar ficou com Chloë Moretz.
3. A direção é de R.J. Cutler (da série Nashville).
4. As filmagens aconteceram em Vancouver e Coquitlam, no Canadá.
 

Veja o Trailer aqui:

 
Raquel Machado
Concluindo o super post, recomendo essa história para todos, mas não simplesmente por ser uma história bonita, mas pela lição de vida que ela nos passa, pelos sentimentos que ela nos faz sentir, e pelas reflexões que ela traz junto. Com certeza vale a pena.

12 comentários:

  1. Estou super curiosa pelo livro, em consequência acabei adiando o filme, quero ler o livro primeiro, porque senão
    acabo enrolando a leitura do livro, tenho lido muitos elogios a essa estória e quero conferi-la.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahh que resenhaa! Adorei Raquel.
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, apesar de ter visto muitas resenhas negativas sobre ele. Adoro histórias emocionantes e essa me chamou a atenção. Tomara que eu consiga ler logo, de preferência antes do filme né! =)

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô com o livro aqui e ainda nem li! Aff, não sou grande fã de dramas.
    Me falaram que o filme é bem superior ao livro, o que acredito ser, pois pelo que percebo de muitas pessoas, o filme foi bem feito!


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Raquel! Estou ansiosa para ler Se Eu Ficar! Quero muito assistir ao filme também. Parece ser lindo! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. falo de ir ver o filme dá zebra e como ainda não li o livro só fico na ansiedade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro, e quero muito ver o filme por que já imaginei o ator como Adam o tempo todo! hahaha

    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel.
    Estou com esse livro em casa e ansioso por ver o filme também.
    Mas, antes vou ler o livro.

    Vou aproveitar a oportunidade e anunciar que DOMINGO, no site Sou Bibliófila, publicaremos a entrevista com a autora Raquel Machado. Não percam a oportunidade de conhecer um pouco mais da Raquel Machado.
    Aguardamos todos vocês.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Huhauaua adorei a divulgação com certeza vou conferir minhas respostas por lá.
      Obrigado pelo apoio e vamos continuar mantendo contato.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi xará, tudo bem?

    Eu li o livro e achei muito bonito. A história é super tocante, devorei aquelas páginas em um dia. O filme eu vou ver hoje *-* Espero gostar ainda mais.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ver o filme. Me falaram que o livro deixou um pouco a desejar no quesito emoção (falaram que poderia ter sido mais trabalhado nessa parte). Mas amo tudo relacionado a música, então tenho certeza que vou gostar!
    Duas coisas que eu não sabia e fiquei sabendo através da sua resenha: que o livro não tem capítulos e que a Dakota foi procurada pra fazer o filme. Azar o dela, sorte da Chloë que ficou com o papel, hehe. Essa atriz vem se destacando cada vez mais nos filmes. Já assisti uns ótimos com ela recentemente!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Oii tudo bem?
    Quando vi o trailer deu aquela emoção forte o filme, o clima, a capa é tão simplesmente linda, mas a história não tinha emoção e acabei não gostando no final :s só espero assistir o filme agora haha
    Beeijos - Doce Literário
    http://doceliterario.wordpress.com/ (tem post novo)

    ResponderExcluir
  11. Já estou convencida em breve pretendo comprar os dois livros, fazer as leituras, resenhar e ver o filme. Mega hiper elogiado!!! Adoro essa atriz e com certa ela combinou com o papel mais que a Dakota.

    ResponderExcluir